Contactos e Marcações:


213 189 300 / 800 250 205


Deixe-nos cuidar de si!

IMI - art • 2007

Placa da Anta do Espadanal (MNA)

 A Placa Antropomórfica da Anta do Espadanal é uma peça especial da pré-história portuguesa e do Museu Nacional de Arqueologia (MNA). Está classificada como “de interesse nacional”.

Foi descoberta na freguesia de St. Estevão, em Estremoz, em 4 de Outubro de 1934, durante a escavação da Anta do Espadanal, efectuada sob a responsabilidade do MNA. 

Descrição (à data) do conservador do MNA:    "Estela eneolítica, variante do chapão, ou o mais natural a forma primitiva dos chapões. É decorada dos dois lados, do verso com olhos, braços e dedos e reverso ornamentação em ângulos. De topo também é ornamentado".  

Não há nenhuma referência às condições ou estado do achado e pouco se sabe dela desde o início. Não tinha número de inventário e não constava dos livros de entrada ou dos ficheiros do Museu. Pairavam sobre ela histórias vagas de que estaria "danificada e restaurada", mas sem qualquer documentação ou dados de suporte.

Em Março de 2007, e a pedido do então Diretor do MNA, Dr. Luis Raposo, é pela primeira vez realizado o seu estudo por Raios X Digital e por TAC, com imagens tão interessantes como espectaculares.

Abaixo, imagens por radiografia digital (invertida), por reconstrução MIP de TAC e por reconstrução 3D de TAC.

Resultados:

– grande fragmentação, com 15 fragmentos originais, e cerca de 20% da placa desaparecidos,

– restauro de grande perícia, por profissional muito experiente, com 4 materiais distintos, em cuidadas aplicações seriadas.

Em material cerâmico como o grés, esta fragmentação é tipicamente resultante de um forte impacto, muito focalizado. Teve origem no seu terço médio e lateral direito e na sua face dorsal, literalmente “pulverizando” essa zona. É um padrão que exclui fratura por queda acidental. Sem outras causas admissíveis para os achados, a mais forte hipótese é a de um erro grave de trabalho de escavação em arqueologia, o impacto de uma picareta.

Impressão final: 

No dia da sua descoberta esta importante peça arqueológica sofreu graves danos. Perante o embaraço do acidente, a tentação de ocultar o sucedido, e de secretamente a restaurar, terá prevalecido sobre a verdade dos factos.

Após 73 anos de mistério, a radiologia proporcionou não só uma excecional caracterização do estado da peça e do seu restauro, como nos terá aproximado mais da verdade de Outubro de 1934.

 

 

Últimos destaques

Fechar

IMI Republica antes e depois...

Fechar

A Radiologia ao serviço da Medicina

A Radiologia ao serviço da Medicina

Fechar

PACS com Business Continuity em 2016

PACS com Business Continuity em 2016

Fechar

O IMI no feminino

O IMI no feminino

Fechar

O IMI na Madeira

 No seguimento da estratégia adoptada para a área de Telerradiologia o IMI conseguiu mais uma importante adjudicação, o SESARAM E.P.E..

O início desta Prestação de Serviços de Telerradiologia para o Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira será em breve e comprova a consolidação da forte aposta que o IMI tem  feito na expansão da sua Marca.

Assim, o IMI terá a seu cargo a responsabilidade de executar os referidos serviços da valência de Tomografia Axial Computorizada para um serviço de saúde que abrange cerca de 250 mil pessoas.

Certos que este é mais um importante passo dado no caminho que o IMI se propôs percorrer e que seguramente trará mais resultados num futuro próximo, desejamos os maiores sucessos a esta nova prestação.

Fechar

IMI-art

IMI-art

Fechar

IMI e ULSAM - Unidade Local de Saúde do Alto Minho, E.P.E.

ULSAM – Unidade Local de Saúde do Alto Minho

Na sequência do concurso público lançado pela ULSAM - Unidade Local de Saúde do Alto Minho, E.P.E., com vista à concessão da exploração e prestação de serviços de imagiologia na ULSAM, foi adjudicada ao IMI-Imagens Médicas Integradas, S. A..

Após após o competente visto do Tribunal de Contas, o IMI iniciou a referida prestação de serviços a partir do passado dia 25 de janeiro de 2014.

A referida concessão abrange os serviços de imagiologia do Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, do Hospital Conde de Bertiandos, em Ponte de Lima e a Unidade de Urgência Básica de Monção.

Com esta concessão pretende-se melhorar a qualidade dos serviços de imagiologia disponíveis para uma população que ronda os 250.000 habitantes.

No Serviço de Imagiologia da ULSAM pode realizar os seguintes exames:

Serviço de Imagiologia do Hospital de Santa Luzia
(Viana do Castelo):
Serviço de Imagiologia do Hospital Conde de Bertiandos
(Ponte de Lima):
Serviço de Radiologia da Unidade  de Urgência Básica de Monção:
- RM – Ressonância Magnética - TAC - Tomografia Axial Computorizada - Raios-X
- TAC - Tomografia Axial Computorizada

- Ecografia

 
- Radiologia de Intervenção por TAC e Ecografia - Raios-X  
- Ecografia - Densitometria Óssea  
- Mamografia    

- Raios-X (ambulatório e de urgência)

   

ULSNE- Unidade Local de Saúde do Nordeste

Na sequência de concurso público para a realização de exames e relatórios de TAC, com instalação de equipamento de TAC, na Unidade Hospitalar de Bragança da ULSNE, iniciou-se, em 01 de Janeiro de 2014, uma nova etapa na relação entre o IMI e a ULSNE – Unidade Local de Saúde do Nordeste, E.P.E. 

No âmbito deste contrato, o IMI promoveu a instalação de um equipamento de Tomografia Axial Computorizada de 16 cortes na referida Unidade Hospitalar, substituindo, assim, o antigo equipamento existente de 4 cortes, o que  permitirá garantir não só uma significativa melhoria dos serviços e tempos de resposta, bem como uma superior capacidade de diagnóstico.

 

 

 

 

Fechar

Portal IMI vencedor de um agility award atribuído pela Outsystems

 

Uma vez mais o IMI vence um prémio internacional atribuido pela Outsystems.

Este prémio foi atribuido ao projeto Portal IMI.

Trata-se um inovador canal para marcação on-line de exames de diagnóstico.

 

As principais vantagens do Portal  IMI  são:
 
  • Marcar e remarcar os exames
  • Acompanhar o circuito IMI dos exames agendados em “Real Time” 
  • Aceder aos relatórios finais em formato PDF
 
O portal IMI tem como lema  "Menos tempo aqui, mais tempo pra si!" 
 

http://www.outsystems.com/company/agility-awards/2011/

 

Fechar

Ressonância Magnética IMI Almada

 

Procurando sempre uma maior proximidade com quem nos prefere e mantendo a nossa aposta nos mais exigentes padrões na prestação de cuidados de saúde e no bem-estar dos utentes, a partir deste mês será possível realizar exames de Ressonância Magnética no IMI Almada.

O IMI dá assim continuidade à política de investimento em novos equipamentos e à diversificação dos serviços, desta vez no IMI Almada (inserido no Hospital Particular de Almada).

Fechar

A Cedima é Grupo IMI

A Cedima é Grupo IMI

O IMI alargou a sua presença no território nacional estando agora também presente nas Caldas da Rainha através da Unidade Cedima.

Visite-nos em http://www.cedima.pt/

Fechar

Mamografia IMI em Almada

Mamografia IMI em Almada

 

Procurando sempre uma maior proximidade com quem nos prefere e cumprindo a nossa missão, a partir deste mês será possível realizar exames de   Mamografia no IMI Almada.

 

A margem sul ou margem certa, como é conhecida por muitos, contará a partir deste mês com exames de mamografia com a qualidade técnica e afectiva característica dos exames IMI.

 

 Se é vizinho do IMI Almada (inserido no  Hospital Particular de Almada) e se está  na altura de fazer os seus exames de  rotina à mama, visite-nos!

 

Fechar

ANA e IMI vencem \AGILITY AWARDS\

A Aeroportos de Portugal (ANA) e as Imagens Médicas Integradas (IMI) foram as duas empresas portuguesas vencedoras na terceira edição dos "Agility Awards" em 2011. Os prémios têm como objectivo distinguir o sucesso no desenvolvimento de aplicações. A Aeroportos de Portugal (ANA) e as Imagens Médica Integradas (IMI) foram as duas empresas portuguesas vencedoras na terceira edição dos “Agility Awards”. Os prémios têm como objectivo distinguir o sucesso no desenvolvimento de aplicações. Mike Jones, vice-presidente de marketing da “Outsystems”, multinacional portuguesa que criou os “Agility Awards”, considerou positivo a entrega dos prémios a projectos portugueses, “o que prova que as empresas portuguesas estão bastante avançadas na adopção e implementação de metodologias ágeis no desenvolvimento das suas aplicações de negócio”, de acordo com um comunicado. O projecto da IMI designa-se por IMS- Imagiology Management System- e suporta todo o negócio de Imagiologia, incluindo gestão de turnos e marcações, contact center e chek-in. Enquanto que a ANA, desenvolveu um projecto que permite a partilha de informação entre os escritórios centrais e os quatro aeroportos (Lisboa, Faro, Porto e Açores). O objectivo é gerir através de um único sistema toda a informação do cliente dispersa entre várias aplicações. in Jornal de Negocios Online by Joana Gonçalves jgoncalves@negocios.pt

 

 
Fechar

Novo Portal IMI On-line

Novo Portal IMI On-line

No novo Portal pode utilizar qualquer dispositivo, TelemóvelTablet ou Computador.

Com este novo interface mais fácil cómodo e seguro, pode agendar os seus exames e consultar os resultados em qualquer momento e em qualquer dispositivo.

 

 

 

Fechar

Portal IMI

Este desafio trata-se de uma inovação absoluta que resulta da visão do processo de diagnóstico da empresa, e da plataforma de colaboração e parceria com alguns dos principais providers de tecnologia do nosso país: O lançamento de um Portal onde os Clientes poderão marcar os seus exames e consultar os resultados dos relatórios médicos realizados nos últimos 5 anos.

Fechar

Exames de Cardiologia no IMI

Exames de Cardiologia no IMI

 

Procuramos sempre uma maior proximidade com quem nos prefere. A pensar em si, diversificámos a nossa oferta de exames e já em Fevereiro poderá realizar no IMI República os seus exames de Cardiologia (Electrocardiograma, MAPA e Holter). A partir de Março estes exames estarão também disponíveis no IMI Cascais e em Abril chegam ao IMI Parque. Quando precisar saber como vai a saúde do seu coração conte com os novos serviços do IMI.

 
Fechar

Marcação Rápida !

Agora também pode realizar uma marcação rápida! 

Clique para uma marcação rápida

Fechar

Parabéns IMI

 

Fechar

Novo Mamógrafo Digital no Alentejo

 

Mantendo a sua politica de investimento na instalação de serviços e equipamentos destinados à Senologia, e depois de disponibilizar exames de Mamografia e ecografia Mamária na unidade IMI situada no Hospital Particular de Almada, o IMI instala um novo mamógrafo digital no serviço de imagiologia do Hospital do Litoral Alentejano.

O AMULET Innovality é um equipamento moderno, extremamente compacto e funcional para realizar a atividade diária de mamografia de rastreio e diagnóstico, apresentando a melhor e mais recente tecnologia de captura digital direta.

Este mamógrafo gera imagens de altíssima qualidade graças a um inovador detetor que permite uma redução de dose de aproximadamente 20%, quando comparados com equipamentos da geração anterior.

Se está na altura de fazer os seus exames de rotina à mama e reside na zona do litoral alentejano, visite-nos.

Fechar

LISBON MUMMY PROJECT

 

O LISBON MUMMY PROJECT NA IMPRENSA


LISBON MUMMY PROJECT

jornal.publico.pt/noticia/24-08-2010/mumias-entramos-dentro-delas-20068797.htm

Fechar

Equipamento de RM no Hospital Santo André, em Leiria

A partir do mês de Dezembro do corrente ano, realizar exames de Ressonância Magnética no Hospital de Santo André (HSA) no distrito de Leiria passa a ser possível.

Fechar

Saúde e desportos náuticos

Saúde e desportos náuticos

Diagnosticamos Afetivamente!