Contactos e Marcações:


213 189 300 / 800 250 205


Deixe-nos cuidar de si!

IMI - art • LMP – Múmias Humanas / MNA • Múmia de Irtieru (M3)

Múmia de Irtieru (M3)

Irtieru era um homem, alto para o seu tempo (171 ± 4 cm), e com uma idade de morte estimada entre os 35 e 45 anos. O seu nome está escrito na cartonagem, ricamente decorada em policromia. Não sabemos o que fazia, apenas que, pelo seu embalsamamento, seria de família abastada. Nas várias imagens abaixo demonstramos como a investigação da TAC, pelas reconstruções multiplanares e 3D, permitiu sucessivamente penetrar na cartonagem, depois nas faixas de linho e finalmente não só observar o corpo de Irtieru como também penetrar nele.

"Recortada" a cartonagem primeiro observamos a técnica de enfaixamento. Na sua face anterior são bem nítidas duas grandes faixas de linho cruzadas diagonalmente. Na face posterior, nas costas da múmia, observa-se o complexo sistema de fixação das faixas de linho, com um zigue-zague de tecido em corda, fixado com pequenas estacas de madeira. Estes detalhes são excecionais e demonstram a eficácia da técnica aplicada.

Após se retirarem (também digitalmente) as faixas, evidencia-se logo por baixo o elegante corpo de Irtieru, com toda a sua pele revestida por uma espessa camada de resina, e com posição dos seus braços ao longo do corpo, e mãos sobre o púbis.

Este embalsamamento, também de alta qualidade, permitiu a muito boa preservação do corpo de Irtieru.

Mas o achado mais especial em Irtieru é revelado nas imagens compostas documentadas abaixo. Localiza-se na sua região lombar posterior esquerda e trata-se de uma pequena imagem em forma de "feijão", calcificada, que teve como diagnóstico radiológico a hipótese essencial de "rim de boneca" ou "autonefrectomia tuberculosa". É um processo sequelar e cicatricial que decorre de uma prévia tuberculose renal (Irtieru terá tido antes uma tuberculose pulmonar, e resistido a ela), que progressivamente tornou este rim atrófico, calcificado e não funcionante. Demonstramos esses achados (anotados com setas) por esta ordem: um corte coronal (visto de frente), um corte axial (visto de baixo), um esquema anatómico de uma loca renal esquerda e, logo por baixo, um exemplo de um caso igual mas num doente dos nossos dias, também com um rim esquerdo atrófico e calcificado por tuberculose.

Irtieru é o caso mais antigo de tuberculose diagnosticado por Raios X numa múmia Egípcia, e o primeiro diagnosticado numa múmia enfaixada, sem a invadir. É ainda o primeiro caso de tuberculose renal no Egipto antigo e também antes nunca tinha sido descrito por Raios X um rim (o que sucedeu precisamente pela doença e calcificação, que impediu a sua natural destruição).

Este caso do rim de Irtieru foi proposto ao International Journal of Paleopatology em 2015, e aceite para publicação (foto de face do artigo abaixo).

 

Últimos destaques

Fechar

O IMI na Madeira

 No seguimento da estratégia adoptada para a área de Telerradiologia o IMI conseguiu mais uma importante adjudicação, o SESARAM E.P.E..

O início desta Prestação de Serviços de Telerradiologia para o Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira será em breve e comprova a consolidação da forte aposta que o IMI tem  feito na expansão da sua Marca.

Assim, o IMI terá a seu cargo a responsabilidade de executar os referidos serviços da valência de Tomografia Axial Computorizada para um serviço de saúde que abrange cerca de 250 mil pessoas.

Certos que este é mais um importante passo dado no caminho que o IMI se propôs percorrer e que seguramente trará mais resultados num futuro próximo, desejamos os maiores sucessos a esta nova prestação.

Fechar

PACS com Business Continuity em 2016

PACS com Business Continuity em 2016

Fechar

Parabéns IMI

 

Fechar

Portal IMI

Este desafio trata-se de uma inovação absoluta que resulta da visão do processo de diagnóstico da empresa, e da plataforma de colaboração e parceria com alguns dos principais providers de tecnologia do nosso país: O lançamento de um Portal onde os Clientes poderão marcar os seus exames e consultar os resultados dos relatórios médicos realizados nos últimos 5 anos.

Fechar

O IMI no feminino

O IMI no feminino

Fechar

Novo Portal IMI On-line

Novo Portal IMI On-line

No novo Portal pode utilizar qualquer dispositivo, TelemóvelTablet ou Computador.

Com este novo interface mais fácil cómodo e seguro, pode agendar os seus exames e consultar os resultados em qualquer momento e em qualquer dispositivo.

 

 

 

Fechar

LISBON MUMMY PROJECT

 

O LISBON MUMMY PROJECT NA IMPRENSA


LISBON MUMMY PROJECT

jornal.publico.pt/noticia/24-08-2010/mumias-entramos-dentro-delas-20068797.htm

Fechar

Equipamento de RM no Hospital Santo André, em Leiria

A partir do mês de Dezembro do corrente ano, realizar exames de Ressonância Magnética no Hospital de Santo André (HSA) no distrito de Leiria passa a ser possível.

Fechar

A Radiologia ao serviço da Medicina

A Radiologia ao serviço da Medicina

Fechar

Marcação Rápida !

Agora também pode realizar uma marcação rápida! 

Clique para uma marcação rápida

Fechar

ANA e IMI vencem \AGILITY AWARDS\

A Aeroportos de Portugal (ANA) e as Imagens Médicas Integradas (IMI) foram as duas empresas portuguesas vencedoras na terceira edição dos "Agility Awards" em 2011. Os prémios têm como objectivo distinguir o sucesso no desenvolvimento de aplicações. A Aeroportos de Portugal (ANA) e as Imagens Médica Integradas (IMI) foram as duas empresas portuguesas vencedoras na terceira edição dos “Agility Awards”. Os prémios têm como objectivo distinguir o sucesso no desenvolvimento de aplicações. Mike Jones, vice-presidente de marketing da “Outsystems”, multinacional portuguesa que criou os “Agility Awards”, considerou positivo a entrega dos prémios a projectos portugueses, “o que prova que as empresas portuguesas estão bastante avançadas na adopção e implementação de metodologias ágeis no desenvolvimento das suas aplicações de negócio”, de acordo com um comunicado. O projecto da IMI designa-se por IMS- Imagiology Management System- e suporta todo o negócio de Imagiologia, incluindo gestão de turnos e marcações, contact center e chek-in. Enquanto que a ANA, desenvolveu um projecto que permite a partilha de informação entre os escritórios centrais e os quatro aeroportos (Lisboa, Faro, Porto e Açores). O objectivo é gerir através de um único sistema toda a informação do cliente dispersa entre várias aplicações. in Jornal de Negocios Online by Joana Gonçalves jgoncalves@negocios.pt

 

 
Fechar

Portal IMI vencedor de um agility award atribuído pela Outsystems

 

Uma vez mais o IMI vence um prémio internacional atribuido pela Outsystems.

Este prémio foi atribuido ao projeto Portal IMI.

Trata-se um inovador canal para marcação on-line de exames de diagnóstico.

 

As principais vantagens do Portal  IMI  são:
 
  • Marcar e remarcar os exames
  • Acompanhar o circuito IMI dos exames agendados em “Real Time” 
  • Aceder aos relatórios finais em formato PDF
 
O portal IMI tem como lema  "Menos tempo aqui, mais tempo pra si!" 
 

http://www.outsystems.com/company/agility-awards/2011/

 

Fechar

IMI-art

IMI-art

Fechar

Saúde e desportos náuticos

Saúde e desportos náuticos

Fechar

Exames de Cardiologia no IMI

Exames de Cardiologia no IMI

 

Procuramos sempre uma maior proximidade com quem nos prefere. A pensar em si, diversificámos a nossa oferta de exames e já em Fevereiro poderá realizar no IMI República os seus exames de Cardiologia (Electrocardiograma, MAPA e Holter). A partir de Março estes exames estarão também disponíveis no IMI Cascais e em Abril chegam ao IMI Parque. Quando precisar saber como vai a saúde do seu coração conte com os novos serviços do IMI.

 
Fechar

Ressonância Magnética IMI Almada

 

Procurando sempre uma maior proximidade com quem nos prefere e mantendo a nossa aposta nos mais exigentes padrões na prestação de cuidados de saúde e no bem-estar dos utentes, a partir deste mês será possível realizar exames de Ressonância Magnética no IMI Almada.

O IMI dá assim continuidade à política de investimento em novos equipamentos e à diversificação dos serviços, desta vez no IMI Almada (inserido no Hospital Particular de Almada).

Fechar

Novo Mamógrafo Digital no Alentejo

 

Mantendo a sua politica de investimento na instalação de serviços e equipamentos destinados à Senologia, e depois de disponibilizar exames de Mamografia e ecografia Mamária na unidade IMI situada no Hospital Particular de Almada, o IMI instala um novo mamógrafo digital no serviço de imagiologia do Hospital do Litoral Alentejano.

O AMULET Innovality é um equipamento moderno, extremamente compacto e funcional para realizar a atividade diária de mamografia de rastreio e diagnóstico, apresentando a melhor e mais recente tecnologia de captura digital direta.

Este mamógrafo gera imagens de altíssima qualidade graças a um inovador detetor que permite uma redução de dose de aproximadamente 20%, quando comparados com equipamentos da geração anterior.

Se está na altura de fazer os seus exames de rotina à mama e reside na zona do litoral alentejano, visite-nos.

Fechar

Mamografia IMI em Almada

Mamografia IMI em Almada

 

Procurando sempre uma maior proximidade com quem nos prefere e cumprindo a nossa missão, a partir deste mês será possível realizar exames de   Mamografia no IMI Almada.

 

A margem sul ou margem certa, como é conhecida por muitos, contará a partir deste mês com exames de mamografia com a qualidade técnica e afectiva característica dos exames IMI.

 

 Se é vizinho do IMI Almada (inserido no  Hospital Particular de Almada) e se está  na altura de fazer os seus exames de  rotina à mama, visite-nos!

 

Fechar

IMI e ULSAM - Unidade Local de Saúde do Alto Minho, E.P.E.

ULSAM – Unidade Local de Saúde do Alto Minho

Na sequência do concurso público lançado pela ULSAM - Unidade Local de Saúde do Alto Minho, E.P.E., com vista à concessão da exploração e prestação de serviços de imagiologia na ULSAM, foi adjudicada ao IMI-Imagens Médicas Integradas, S. A..

Após após o competente visto do Tribunal de Contas, o IMI iniciou a referida prestação de serviços a partir do passado dia 25 de janeiro de 2014.

A referida concessão abrange os serviços de imagiologia do Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, do Hospital Conde de Bertiandos, em Ponte de Lima e a Unidade de Urgência Básica de Monção.

Com esta concessão pretende-se melhorar a qualidade dos serviços de imagiologia disponíveis para uma população que ronda os 250.000 habitantes.

No Serviço de Imagiologia da ULSAM pode realizar os seguintes exames:

Serviço de Imagiologia do Hospital de Santa Luzia
(Viana do Castelo):
Serviço de Imagiologia do Hospital Conde de Bertiandos
(Ponte de Lima):
Serviço de Radiologia da Unidade  de Urgência Básica de Monção:
- RM – Ressonância Magnética - TAC - Tomografia Axial Computorizada - Raios-X
- TAC - Tomografia Axial Computorizada

- Ecografia

 
- Radiologia de Intervenção por TAC e Ecografia - Raios-X  
- Ecografia - Densitometria Óssea  
- Mamografia    

- Raios-X (ambulatório e de urgência)

   

ULSNE- Unidade Local de Saúde do Nordeste

Na sequência de concurso público para a realização de exames e relatórios de TAC, com instalação de equipamento de TAC, na Unidade Hospitalar de Bragança da ULSNE, iniciou-se, em 01 de Janeiro de 2014, uma nova etapa na relação entre o IMI e a ULSNE – Unidade Local de Saúde do Nordeste, E.P.E. 

No âmbito deste contrato, o IMI promoveu a instalação de um equipamento de Tomografia Axial Computorizada de 16 cortes na referida Unidade Hospitalar, substituindo, assim, o antigo equipamento existente de 4 cortes, o que  permitirá garantir não só uma significativa melhoria dos serviços e tempos de resposta, bem como uma superior capacidade de diagnóstico.

 

 

 

 

Diagnosticamos Afetivamente!